O halterofilismo é regulado pela International Weightlifting Federation (IWF), fundada em 1905, com sede em Budapeste/Hungria, com 167 nações afiliadas.
A competição moderna compõe-se de duas provas, na seguinte ordem: o arranque e o arremesso.
O objetivo no levantamento de pesos é simples: levantar tanto peso enquanto possível; quem levantar mais peso, ganha. Em caso de empate, a vitória cabe ao atleta que pesar menos. Se mesmo assim o empate persistir, ganha aquele que tiver levantado primeiro.
O arranque é a primeira prova da competição e a mais difícil. Consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo.
O arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é levantada até à altura dos ombros e, depois, usando a força conjunta de braços e pernas, é levantada até acima da cabeça.
No final dos movimentos, tanto do arranco quanto do arremesso, o atleta deve estabilizar a barra, durante dois segundos, estando com os braços estendidos e as pernas paralelas.
Em cada uma das provas os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível. O somatório dos maiores pesos levantados, em cada uma das duas provas, determina o total combinado e vence quem tiver maior somatório.
Os atletas competem em categorias de peso e são divididos em quinze categorias. Oito masculinas, sete femininas, conforme a massa corporal. As categorias atuais são, para os homens: até 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg, 105 kg, acima de 105 kg. Para as mulheres: até 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, acima de 75 kg.
A competição é realizada numa plataforma (tablado) de quatro metros quadrados e três árbitros julgam se os levantamentos foram válidos ou não, acionando um sistema de luzes: branca para levantamento válido e vermelha para nulo.
http://www.presenteparahomem.com.br/halterofilismo-historia-regras-e-curiosidades-levantamento-de-peso/
Muito bom !
ResponderExcluir