domingo, 6 de novembro de 2011

Recordes


A Federação Internacional de Halterofilismo reconhece recordes mundiais e olímpicos para as faixas etárias e para cada uma das classes de peso masculinas e femininas, no arranco, arremesso e total.
Recordes mundiais só podem ser fixados em eventos do calendário da FIH. Recordes olímpicos só podem ser definidos nos Jogos Olímpicos.
Novos recordes mundiais, ou olímpicos, são ratificados apenas quando os atletas passam com sucesso em um teste antidoping.
Um recorde só é válido se for superior a um anterior por um mínimo de 1 kg, em qualquer modalidade.
Recordes no nível continental ou nacional também exigem reconhecimento da federação.
Comumente, o vencedor da categoria mais pesada é o que levanta mais peso; o soviético Anatoli Pissarenko (acima de 110 kg), foi o primeiro homem a levantar mais de 450 kg no total combinado em competição oficial (7 de março de 1983, em Frunze). Entretanto, as categorias mais leves conseguem levantar mais peso por proporção à própria massa corporal.
Em competição oficial, Naim Süleymanoğlu, da categoria até 60 kg, foi o primeiro homem a conseguir levantar o equivalente a duas vezes e meia sua própria massa corporal no arranco (27 de abril de 1988, em Cardiff); o búlgaro Stefan Topurov, também da categoria até 60 kg, foi o primeiro homem a conseguir levantar o equivalente a três vezes sua própria massa corporal no arremesso (24 de outubro de 1983, em Moscou).
Naim Süleymanoğlu, nos Jogos Olímpicos de 1988, ainda conseguiu levantar 342,5 kg no total (152,5 kg no arranco e 190 kg no arremesso).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Halterofilismo#Recordes

Um comentário: