Os esteróides hormonais são sintetizados e liberados pelo córtex das glândulas supra-renais. Essa secreção é controlada pela liberação hipofisária de corticotropina (ACTH). Eles podem ser classificados em: glicocorticóides que exercem funções importantes no metabolismo intermediário, mineralocorticóides, que exercem atividade de retenção de sal, e aqueles que possuem atividade androgênica, representados pela testosterona (5% da produção é feita pelas adrenais).
A maior parte datestosterona, que representa o principal andrógeno, é produzida pelos testículos (95%). A testosterona e os seus derivados, dihidrotestosterona e androstenediona, representam os principais anabolizantes androgênicos produzidos no organismo.
A produção diária de testosterona é de 4 a 10 mg.
A síntese de testosterona ocorreu em 1935 e o seu uso, na época era principalmente por soldados para adquirir mais agressividade.
Na década de 50, iniciou-se entre os halterofilistas e fisiculturistas o uso ilícito dos anabolizantes entre os esportistas.
Por questões éticas e pelosefeitos nocivos que podiam produzir à saúde, essas substâncias passaram a ter o seu uso proibido pelo Comitê Olímpico Internacional a partir de 1976, por ocasião da realização das Olimpíadas de Montreal. Mesmo com todo o controle, há pouco mais de 10 anos o Comitê Olímpico constatou que a testosterona ainda era a substancia dopante mais utilizada entre os atletas competitivos.
No Brasil, os esteróides anabólicos androgênicos são considerados substâncias dopantes desde a portaria 531 do MEC - 10/07/1985.
http://www.saude.br/anabolizantes.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário